Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Mensagem: Texto Habacuque 2:4.

O justo viverá pela fé: explicação e significado
19 de Março de 2023

A expressão "o justo viverá pela fé" se trata de uma afirmação e não de uma indagação.
Fé é, também, sinônimo de fidelidade, logo, é uma atitude de quem crê e é obediente ao Senhor. Não há um justo sequer, mas, somos justificados, pela fé, em Cristo (Romanos 5:1). Quem é justificado por Cristo, vive de maneira diferente, pela fé no Senhor.
Explicação do justo viverá pela fé
A primeira vez que aparece a expressão "o justo viverá pela fé" na Bíblia é em Habacuque 2:4.
O profeta, quando, escreveu isto, estava sinalizando a necessidade do povo que confiasse no Senhor, tanto nas providências como propósito e situação de Israel.
Os israelitas estavam passando por injustiças (Habacuque 1:2-4) e, o profeta reclama ao Senhor por isso. Prosseguindo para os versículos 5-11, observamos que o Senhor responde a Habacuque dizendo que Ele irá ajustar a situação.
A mensagem de Habacuque nos ensina que viver pela fé é permanecer leal, confiando nos propósitos de Deus, vivendo diferente dos padrões dos descrentes, longe da maldade, violência, ganância, libertinagem e idolatria. É confiar e se alegrar no Deus da Salvação, mesmo que tudo desmorone (Habacuque 3:17-18).
A expressão "o justo viverá pela fé" pode significar tanto o modo como guiamos a nossa vida, como também a convicção sobre o livramento de Deus para os perigos da vida.

Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. Romanos 1:17
Significado do justo viverá pela fé
Quando o apóstolo Paulo cita o profeta Habacuque em Romanos 1:17 e Gálatas 3:11, o significado que ele traz e no qual está mais preocupado é que as pessoas são salvas pela fé no Senhor e não a pela maneira como elas vivem.
Paulo prossegue com a ideia de juntar os justos com a fé, sinalizando que alguém é justo só por meio da fé (Romanos 3:20, 5:1). Ele entende essa expressão como uma promessa do Senhor.
Para ele, toda a pessoa justa vive de fé em fé, como um círculo perfeito: a fé é dada por Deus, somos justificados pela fé em Cristo e caminhamos com uma confiança em Deus nas suas Palavras e promessas até o fim.
Portanto, "o justo viverá pela fé" significa que a fé deve estar presente na vida do crente do princípio ao fim. Diz respeito à nossa vida aqui, vida momentânea, neste tempo, até a eternidade com Deus.

E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Gálatas 3:11
Paralelos do Antigo Testamento com Novo Testamento
Quando observamos promessas do Senhor no Antigo Testamento sempre são, basicamente, sobre livramento, libertação, proteção dos inimigos terrenos como, por exemplo, os moabitas, os filisteus, ameaças babilônicas (Salmos 37:39-40; Salmos 41:1-2).
E quando observamos as promessas do Senhor no Novo Testamento, são, basicamente, do cuidado de inimigos espirituais (1 Coríntios 10:13; Efésios 6:10-16).
Então, lendo a passagem de Habacuque 2:4, podemos basear a explicação que se destinava a uma vida física, modo de viver, e quando vamos a Romanos 1:17, aqui o significado leva ao dom da vida eterna.
Alguns exemplos de passagens bíblicas do Antigo e Novo Testamento:
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. Romanos 1:17
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Gálatas 3:11
Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Habacuque 2:4
Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente. Tito 2:12
Andando nos meus estatutos, e guardando os meus juízos, e procedendo segundo a verdade, o tal justo certamente viverá, diz o Senhor DEUS. Ezequiel 18:9
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20
Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência. 2 Timóteo 3:10
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:26
Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Hebreus 13:7
O caminho do justo é todo plano; tu retamente pesas o andar do justo. Isaías 26:7
Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre. Salmos 37:29
Esta é a porta do Senhor, pela qual os justos entrarão. Salmos 118:20

Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38
Exemplos de heróis da fé que foram justos e viveram pela fé
Abel
Noé
Abraão
Sara
Isaque
Jacó
José
Moisés
Gideão
Samuel
Davi
Mas o grande herói da fé, é o autor e consumador da fé, Jesus Cristo!
Pela fé em Cristo, é que somos justificados recebendo perdão dos pecados. Tudo é apagado pelo próprio Cristo, que nos faz justos e nos dá a bênção da salvação e vida eterna (João 3:15; João 3:36; Romanos 10:9).

Bispo Gilson de OLiveira

Lembrando de você hoje, pra você lembrar de mim a manhã. 
Juntos somos forte orando uns pelos outros. Professor Gilson.Lembrando de você hoje, pra você lembrar de mim a manhã. Juntos somos forte orando uns pelos outros. Professor Gilson.

ASSEMBLEIA DE DEUS MISSIONÁRIA DO BRASIL ASSEMBLEIA DE DEUS MISSIONÁRIA DO BRASIL

Avolta de Jesus está proximaAvolta de Jesus está proximaPROMOÇÃO DO DIA: O ANIVERSÁRIO É NOSSO, MAS QUEM GANHA O PRESENTE SÃO VOCÊS OBREIROS. CLIQUE AQUI!  

Diga todos dias em suas orações: Espirito Santo de Deus eu Te Amo.

Mensagem: O justo viverá pela fé: explicação e significado leia mais. Clique aqui!

A oração e a chave que move o coração de DeusA oração e a chave que move o coração de Deus

Diga todos dias em suas orações: Espirito Santo de Deus eu Te Amo.

Vamos orar uns pelos outros juntos somos fortes.  

Tiago 5:13,14,15,1617 e 18.

Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. 

Atenção filie-se hoje mesmo a união faz a força. Clique aqui!

Ajude essa Obra em nome de Jesus, qualquer moeda de oferta e muito importante nosso PIX é o Celular da Secretaria Central que é 91991224359 da Caixa em nome do Bispo Gilson Aristeu de Oliveira Ou PIX: gaofatebra@gmail.com do Banco Agibank em nome do Bispo Gilson Aristeu de Oliveira.

Seus dizimos e suas ofertas e muito importante para ajudar uma obra Missionária. Nosso Pix e: 91991224359 sua oferta de amor e muito importante.

Secretaria Central da ADMDOB.

Sempre foi DeusSempre foi Deus