Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

ADMDOB

Assembleia de Deus do Brasil Missionária

Casa de Oração

https://admdob.com.br/

Bispo Gilson de Oliveira, pastor presidente

O PECADO DE ANANIAS E SAFIRA E A CAUSA DE SUAS MORTES

Importante: Muitos pastores não são abençoados, pois apenas abrem igrejas para não entregar o seu dízimos, e querem receber os dízimos dos membros. Pelo contrário Abraão entregou até o dízimo dos dízimos além de ser dizimista fiel a Deus, simples assim, quem é fiel é abençoado, quem não é, não é abençoado.

O fato de Abraão dar o dízimo ao sacerdote Melquisedeque nos mostra que isto já era uma prática conhecida, bem antiga, antes mesmo da existência dos Levitas, ministros religiosos que eram mantidos com o dízimo (Números 18:24 e 26). Em Gênesis 14:20 vemos a primeira menção ao dízimo, na Bíblia.

O pecado de Ananias e Safira e a causa de suas mortes

Uma das passagens mais chocantes do Novo Testamento em Atos 5:1-11, nos remete ao estudo de hoje: o que causou a morte de Ananias e Safira?

Como sabemos, eles morreram após mentirem para os apóstolos sobre uma propriedade que haviam vendido. Mas na verdade, a mentira foi ao Espírito Santo de Deus!

Esta morte poderia ser evitada. Veremos abaixo o que motivou Ananias e Safira cometerem tal pecado, e uma coisa muito importante que deixaram de observar (veja mais detalhes abaixo).

Assim como nos nossos dias, precisamos ter cuidado com alguns aspectos apresentados neste texto bíblico, pois foi colocado como uma advertência para os cristãos.

A semente lançada por Satanás no coração de Ananias

O texto bíblico que conta toda a história está contido em Atos 5-1:11, é importante a leitura bíblica para contextualizar com este estudo bíblico.

Disponibilizamos um vídeo rápido de 1:44 com uma narração da referência bíblica!
Não foi Deus e nem os apóstolos que pediram a venda da propriedade. Foi algo que nasceu no coração deles, e seria apresentada como oferta.

Era uma marca da igreja primitiva a união, bem como serem de comum acordo na venda e repartições de propriedades (Atos 1:14, 2.1,46, 24, 32-37).

No versículo 3, do capítulo 5 de Atos, Pedro faz uma pergunta a Ananias: “por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisse ao Espírito Santo”…

“Esta passagem nos revela 2 dons do Espírito Santo que Pedro tinha: o de discernir espíritos e uma Palavra de Conhecimento”.

Isso nos mostra, que o diabo, que é o pai da mentira, injetou no coração de Ananias a semente para o pecado. Ou seja, ele teve tempo para repreender aquela má intenção.

Pois o pecado ainda não havia sido consumado, poderia ter rejeitado ali mesmo e fazer o que era correto.

Você vai Gostar Também:

Pois deixando se dominar pela ganância e mentira, foi tentado pela concupiscência do seu coração, e ainda fez conluio com sua esposa, Safira.

Esta por sua vez, preferiu fazer parte do “esquema”, o qual levou também a sua morte, assim como ao seu marido (versículos 9 e 10).

A morte de Ananias e Safira poderia ser evitada

Havia duas formas deles não morrerem, pois a morte física foi consequência primeiramente de uma cegueira e morte espiritual.

A primeira forma, era não ser voluntário, ou seja, não precisavam ter vendido nada, nem tão pouco querer repartir o valor, ou ainda dar todo o valor. Pois Deus não pediu para que vendessem alguma coisa.

A segunda forma de evitarem o pecado, seria o seguinte: já que vendeu, não omitir o preço real da venda! Com isso, eles acabaram que mentindo ao Espírito Santo e consequentemente aos apóstolos.

A semente que foi lançada pelo inimigo, foi germinada e transformou-se em pecado no coração de Ananias, e fez da sua esposa participante.

Ela por sua vez, poderia também ter rejeitado a proposta. Na pergunta que Pedro faz a ela no versículo 8, o Espírito Santo deu a ela a oportunidade de dizer a verdade, mas ela ainda tentou ao Espírito!

Sabemos que a salvação é individual! A bíblia nos ensina que devemos sujeitar-se a Deus e resistir ao diabo, que ele fugirá de nós! O coração dela estava possuído da semente enganosa plantada por ele, e o pecado.

O mentir ao Espírito Santo

Mas pode alguém mentir ao Espírito Santo? Impossível enganar a Deus ou mentir para Ele, pois Ele vê tudo, e sabe de todas as coisas.

A ideia central do texto, é mostrar sobre a intenção no coração de Ananias e Safarias, pois que mentindo aos apóstolos, assim estavam mentindo também para o dono da obra, que é Deus.

Faltou-lhes verdade numa declaração de venda! Os recursos obtidos estavam sendo usados para avanço do Reino de Deus, pregação do evangelho de Cristo, sustento dos mais necessitados e amparo para quem precisasse.

A obra contava com aquela quantia que seria ofertada, pois havia certo acordo para isso na igreja primitiva. Mas Deus não exigiu nada, nenhum valor!

Eles podiam simplesmente não se comprometerem a dar nada daquela propriedade. Mas ao se comprometerem, ainda omitiram o valor da venda!

Quando Pedro o pergunta sobre o valor da venda, é como se o próprio Deus o tivesse perguntando e dando oportunidade de dizerem a verdade, porém, mesmo assim, ainda mentiram!

O que o pecado de Ananias e Safira nos ensina

Na obra de Deus, não há obrigação de nada! Tudo é voluntário, a Palavra nos ensina que Deus ama a quem dar com alegria. 2 Coríntios 9:7

Se podemos ofertar algo, que seja de coração. Que não haja um constrangimento, vergonha ou ainda uma mentira no nosso meio.

A forma que Ananias e Safira morreram nos chama a atenção, por ser na dispensação da Graça, Novo Testamento.

A punição foi semelhante ao que acontecia no Velho Testamento. E isto nos ensina que devemos tomar cuidado quando nos comprometermos com algo na obra e não cumprimos.

O não cumprimento não está ligado às nossas fraquezas e desânimos na caminhada, bem como pecados repentinos, sem que haja uma arquitetura e planejamento para tal.

O casal em questão, foram iludidos por Satanás! Caíram em tentação, e houve um planejamento depois da parte deles, esquema moldado para a ação!

O que culminou na morte deles, e consequentemente a perda de salvação! Na dispensação da Graça não há obrigações, porém, devemos ser honestos e fiéis às coisas que nos comprometermos no Reino.

A gratidão e comprometimento devem nos acompanhar na vida cristã

A obra sofrerá alguma consequência pela nossa falta de comprometimento. É claro que só podemos ofertar ou doar aquilo que temos!

Deus sabe por exemplo, que se você ficou desempregado e não consegue mais contribuir como antes, ou ainda, está passando por alguma dificuldade financeira.

Devemos ofertar algo a Deus como privilégio de poder exercer esta ação, gratos por Ele ter nos dado condições financeiras para tal.

Devemos ainda ter cuidado, é com a avareza e amor ao dinheiro, que a bíblia ensina que é a raiz de todos os males. 2 Timóteo 6:10

Se você não quiser contribuir, não há problema nenhum nisso! O que não podemos fazer é: ganhar uma quantidade x, nos comprometermos com palavras a alguém sobre uma oferta proveniente daquela quantidade.

E na hora de ofertarmos, dizer que na verdade vendemos por y, quanto na verdade, o valor real era x. Tenhamos muita atenção a estas coisas!

Pode acontecer de muitas vezes não sermos punidos com uma morte física, como no caso de Ananias e Safira, porém, um esfriamento espiritual, que poderá nos causar também uma morte espiritual se não nos convertermos de tais atitudes.

O nosso inimigo sempre tentará nos induzir ao erro, ele é ladrão! Pois veio senão para matar, roubar e destruir (João 10:10), mas Deus, para tenhamos vida eterna!

Que venhamos nos manter em vigilância!

Fraternalmente

Bispo Gilson de Oliveira, pastor da Convenção Geral das Assembleias de Deus Organizadas do Brasil e Outras no Exterior ou CGADOBOE professor e escritor de 48 apostilas teológicas, veja aqui!.

Lembrando de você hoje, pra você lembrar de mim a manhã. 
Juntos somos forte orando uns pelos outros. Professor Gilson.Lembrando de você hoje, pra você lembrar de mim a manhã. Juntos somos forte orando uns pelos outros. Professor Gilson.

ASSEMBLEIA DE DEUS MISSIONÁRIA DO BRASIL ASSEMBLEIA DE DEUS MISSIONÁRIA DO BRASIL

Avolta de Jesus está proximaAvolta de Jesus está proximaPROMOÇÃO DO DIA: O ANIVERSÁRIO É NOSSO, MAS QUEM GANHA O PRESENTE SÃO VOCÊS OBREIROS. CLIQUE AQUI!  

Diga todos dias em suas orações: Espirito Santo de Deus eu Te Amo.

Mensagem: O justo viverá pela fé: explicação e significado leia mais. Clique aqui!

A oração e a chave que move o coração de DeusA oração e a chave que move o coração de Deus

Diga todos dias em suas orações: Espirito Santo de Deus eu Te Amo.

Vamos orar uns pelos outros juntos somos fortes.  

Tiago 5:13,14,15,1617 e 18.

Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. 

Atenção filie-se hoje mesmo a união faz a força. Clique aqui!

Ajude essa Obra em nome de Jesus, qualquer moeda de oferta e muito importante nosso PIX é o Celular da Secretaria Central que é 91991224359 da Caixa em nome do Bispo Gilson Aristeu de Oliveira Ou PIX: gaofatebra@gmail.com do Banco Agibank em nome do Bispo Gilson Aristeu de Oliveira.

Seus dizimos e suas ofertas e muito importante para ajudar uma obra Missionária. Nosso Pix e: 91991224359 sua oferta de amor e muito importante.

Secretaria Central da ADMDOB.

Sempre foi DeusSempre foi Deus